NFs e Insumos
Nesta página, vamos importar as Notas Fiscais de Entrada da empresa.
1. Importação de NFs de Entrada
É possível realizar a importação via Planilha ou SPED Fiscal.
Só serão importadas as NFs cujo itens estejam cadastrados na Relação de Consumo, pois isso otimiza o processamento e evita acúmulo de dados obseletos no sistema.
1.1 Importar NFs e Insumos via Planilha
É possível realizar a importação das Notas Fiscais de Entrada via planilha, preenchendo o layout conforme campos solicitados.
name: Descrição do item interno da empresa compradora (equivalente ao cadastrado na relação de consumo e não a descrição informada pelo fornecedor).
nfe_key: Chave da Nota Fiscal.
cnpj: CNPJ do emissor.
nfe_number: Número da Nota Fiscal.
item: Número do item dentro da Nota Fiscal.
emission_date: Data de emissão.
company_code: Código do item interno da empresa compradora (equivalente ao cadastrado na relação de consumo e não o código informado pelo fornecedor).
ncm: NCM do item na Nota Fiscal.
qtd comercial: Quantidade na Unidade de Medida Comercial do item (equivalente ao que o cliente deu entrada no sistema).
unidade comercial: Unidade de Medida Comercial do item (ideal que coincida com o cadastro na relação de consumo).
qtd estatistica: Quantidade na Unidade de Medida Estatística da NCM do item (caso a empresa não possua, deixar em branco).
valor rs: Valor Total do item na Nota Fiscal em reais.
Nome Fornecedor: Razão Social do emissor da Nota Fiscal;
Com o arquivo preenchido, clique no botão "Upload Planilha" e anexe o arquivo, após o arquivo carregar, clique em confirmar para iniciar o processo de importação.
1.2 Importar NFs e Insumos via SPED Fiscal
Com os arquivos salvos em seu computador, clique no botão "Upload SPED" e anexe-os. Após o carregamento (deve demorar de 0 à 3 minutos), clique em confirmar para iniciar o processo de importação. O sistema informará quando estiver a importação estiver concluída.
2. Sessão Notas Fiscais Vinculadas
Nesta sessão será possível avaliar as Notas Fiscais e suas respectivas informações que estarão vinculada a este Ato Concessório, após realizar o processamento das vendas e vínculos no menu Quadro de Consumo. Se ainda não foi realizado o processamento do Ato Concessório, esta sessão deverá estar vazia.
3. Sessão Notas Fiscais Não Vinculadas
Nesta sessão estarão listadas todas as Notas Fiscais que foram importadas, via SPED Fiscal ou Planilha, e ainda não foram vinculadas a nenhum Ato Concessório. Aqui é possível realizar alterações no código do Produto, caso entenda que algum esteja incorreto (não indicado, pois as informações foram importadas desta forma e deveriam ser corrigidas na origem dos dados e reimportadas).
4. Sessão Vincular unidade de medida Agrupado por unidade de medida
Esta sessão é muito importante
Nesta tabela, você irá relacionar as unidades de medida dos produtos da empresa (coluna da esquerda) com as unidades de medida do Siscomex.
Por exemplo: No arquivo importado, a unidade de medida "Metros" é representada pela sigla "MT" e constará na coluna Código. Na coluna da Unidade vinculada deverá selecionar a unidade correspondente do Siscomex, que é "m".
A coluna Fator Conversão só deverá ser preenchida caso a relação seja sempre a mesma. Por exemplo: UNID para Un (relação sempre será 1 para 1 entre essas duas unidades de medidas). KM para m (relação sempre será de 1 para 1000).
Em alguns casos a relação pode variar dependo do item adquirido.
Por exemplo: ROLO para m (um ROLO de fita pode conter 50m, enquanto um ROLO de fio pode conter 100m). Caso a importação tenha sido feita via SPED Fiscal, a maioria das conversões já estarão configuradas. Para verificar esta informação basta clicar no ícone
e confirmar se todos os itens foram convertidos
Após selecionar as Unidades Vinculadas, e preencher os fatores de conversão, clique no botão verde "Converter Un. M. Produtos".
5. Sessão Vincular unidade de medida por produto
Nesta tabela, após feito o processamento das unidades na etapa anterior, você terá uma lista de todos produtos pendentes de conversão, podendo fazer a conversão manual em cada item.
6. Sessão CFOP's
Nesta tabela, você terá uma visão sintética da quantidade de notas fiscais (NFs) e seus respectivos valores, organizados por CFOP.
Utilize esta tabela para avaliar se alguma CFOP presente na lista não pode ser utilizada para drawback. Caso encontre alguma, adicione-a à lista de CFOPs ignoradas na tela CFOP's para ignorar. Caso tenha adicionado uma nova CFOP Ignorada, clique no botão "Remover Tudo" e importe os itens novamente.
7. Conversões via arquivo
Caso deseje, você pode importar um arquivo com as conversões. O layout pode ser obtido no botão "Baixar layout". Nesse arquivo, existem apenas dois campos: código e fator de conversão. O campo "código" é o código interno do produto da empresa, e o campo "fator de conversão" é o valor a ser multiplicado pela quantidade comercial.
Para importar clique no botão "Upload Conversões", anexe o arquivo e confirme.
Última actualización